< Como abrir uma empresa pela internet | Senel Organização Contábil
HÁ MAIS DE 30 ANOS NO MERCADO




Como abrir uma empresa pela internet


Atualmente com o crescimento do mercado online, muitas pessoas têm começado a trabalhar pela internet e estão vendendo seus produtos diretamente pela web.

Dependendo do negócio que você escolher, será possível fazer o processo todo sem sair de casa, totalmente online. 

Para formalizar o seu negócio você deverá passar por algumas etapas.

Nesse conteúdo vamos falar sobre essas etapas e como você pode abrir uma empresa pela internet de forma fácil e prática.

Quer saber como? Então continue comigo para descobrir. Confira.

É possível abrir uma empresa online?

Sim é possível! Como mencionei acima, com o crescimento do mercado online as vendas também tem aumentado, consequentemente as empresas online também.

Com a digitalização dos trâmites, as burocracias são reduzidas, facilitando assim a formalização dos negócios.

Para formalizar a empresa a partir do MEI, o processo já será todo pela web, agora para as demais categorias de CNPJ, o processo será através de uma contabilidade online.

O processo é bem flexível proporcionando a possibilidade de abrir a empresa digital de uma maneira bem fácil.

Contabilidade online

Contabilidade online é uma empresa de contabilidade como as tradicionais, porém, com um diferencial, todo atendimento é feito pela internet.

Uma das vantagens a ser destacada sobre as empresas de contabilidade online é a agilidade com que é feito o processo. Como não é necessário sair de casa para resolver as questões de contabilidade da sua empresa ou obter orientações, o processo é bem rápido.

O serviço digital também oferece muita transparência nas atividades que estão sendo realizadas.

Na plataforma de contabilidade virtual, você vai poder cuidar de toda a contabilidade da sua empresa, em um só lugar, como por exemplo emissão de notas para controle de impostos.

Passo a passo para abrir uma empresa online

Abrir uma empresa de forma online pode acelerar o processo para abertura e para a operação do seu negócio.

A seguir fiz um passo a passo simples para você entender como funciona esse processo para abertura de uma empresa online. Veja a seguir:

PASSO 1 – Separar a documentação

Para cada abertura de empresa, a Receita Federal fornece uma lista de documentação.

→ Será necessário o Contrato Social ou Requerimento de Empresário Individual ou Estatuto, em três vias;

→ Será necessário uma cópia autenticada do RG e CPF dos sócios da empresa;

→ Será necessário o requerimento padrão (Capa da Junta Comercial), em uma via;

→ Será necessária a FCN (Ficha de Cadastro Nacional) modelo 1 e 2, em uma via;

→ Pagamento de taxas através de DARF.

É a Junta Comercial que vai disponibilizar o NIRE( Número de Identificação do Registro da Empresa) para a sua empresa, basicamente o NIRE funciona como a certidão de nascimento da sua empresa.

Desde 2014 é possível usar o aplicativo COLETA ONLINE, da Receita Federal, para realizar o preenchimento do cadastro. Nesse aplicativo você vai enviar sua FCPJ (Ficha Cadastral de Pessoa Jurídica) preenchida com seus dados (razão social, endereço e ramo de atividade).

Você também vai precisar apresentar o QSA (Quadro dos Sócios e Administradores) da empresa, com todos os responsáveis  na participação do capital social.

PASSO 2 – Realize o registro na junta comercial ou cartório de pessoas jurídicas

Fazer o registro da sua empresa na junta comercial ou cartório de pessoas jurídicas é essencial, é a partir desse registro que a sua empresa vai passar a existir oficialmente.

É importante ressaltar que o registro da sua empresa na junta comercial ou cartório de pessoas jurídicas deve ser realizado antes de obter o CNPJ.

PASSO 3 –  Realize a inscrição do CNPJ

O CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica)  corresponde ao CPF da pessoa física.

A solicitação do CNPJ é feita junto à Receita Federal. Para isso, a Receita Federal disponibiliza uma aplicação específica, facilitando o processo de abertura do CNPJ.

Para solicitar o CNPJ, você deverá primeiro realizar o cadastro no sistema e informar os dados pessoais, depois será necessário salvar os dados em opções, para ser entregue na Receita Federal brasileira.

E para finalizar o cadastro você deverá repassar os dados para a RFB (Receita Federal Brasileira), basta acessar o menu documento e em seguida clicar na opção transmitir via internet.

A transição é totalmente segura, não precisa ter medo. Após isso, a Receita Federal vai encaminhar um comprovante de recebimento dos dados que foram enviados, podendo ser acompanhado através de um número de protocolo.

PASSO 4 – Defina qual é o melhor formato para empresa

O formato do negócio, em regra, está associado ao faturamento, ao ramo da atividade ou à presença ou não de sócios. Para se enquadrar a regra sua empresa deverá possuir alguns formatos. Veja a seguir quais são esses formatos:

→ Empresa de Pequeno Porte (EPP);

→ Empresa Individual;

→ Empresário Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI);

→ Microempreendedor Individual (MEI);

→ Microempresa (ME);

→ Sociedade Limitada (LTDA).

PASSO 5 – Defina qual é a atividade principal do negócio

Um outro ponto importante para abrir uma empresa na internet é definir a atividade de atuação da sua microempresa.

Para poder encontrar os CNAEs (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) disponibilizados para o seu negócio você pode consultar no FERRAMENTA CONSULTOR CNAEs.

Os CNAEs (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), basicamente é uma lista com vários códigos de atividades econômicas, com critérios disponíveis para a realização do enquadramento de uma empresa.

PASSO 6 – Defina o regime tributário

Após definir o CNAEs , você deverá definir o regime tributário da sua empresa.

A legislação brasileira, atualmente, disponibiliza 3 tipos de regimes de tributação. Cada um possui requisitos e regras específicas. Veja a seguir quais são essas 3 opções:

→ Lucro Presumido;

→ Lucro Real;

→ Simples Nacional.

PASSO 7 – Retire o alvará de localização e funcionamento

O próximo passo a ser seguido é tirar o alvará de localização e funcionamento da sua empresa. Esse documento vai permitir que você abra as portas do seu negócio.

Para obter o alvará de localização, você terá que comprovar que tem todas as condições que são estabelecidas por lei.

PASSO 8 – Realize a inscrição estadual

A grande maioria dos Estados tem um convênio com a Receita Federal, possibilitando a obtenção da inscrição estadual junto com o seu CNPJ, através do cadastro único.

PASSO 9 – Adquira um certificado virtual

O último passo a ser seguido é fundamental para poder abrir uma empresa pela internet. Adquira um certificado digital, pois é ele que vai garantir a segurança das informações de transição  entre a empresa e o governo. O certificado digital também vai garantir segurança para sua identidade além da validade jurídica na internet.

Quanto vou gastar para abrir uma empresa online

Para abrir um MEI online, você não vai gastar nada, o processo é gratuito, porém, se você precisar de uma empresa individual, o seu gasto poderá ser em em média R $1.500,00.

Quais as vantagens de abrir uma empresa online

Existem vantagens em abrir uma empresa online em comparação com o processo físico. Abaixo veja algumas vantagens de fazer uma abertura de empresa online, confira:

  • O processo é rápido;
  • O custo é mais baixo;
  • Menos papéis burocráticos;
  • Disponibilidade de suporte e atendimento.

Finalizando

Hoje você descobriu como  abrir uma empresa pela internet, quais as vantagens e facilidades vai ter ao realizar esse processo pela internet.

O processo é bem rápido e poderá ser obtido em poucos dias. Espero que tenha gostado das dicas e das informações.

Fonte: Jornal Contábil | 27/04/2021