< Como realizar o saque do dinheiro parado no PIS/Pasep | Senel Organização Contábil
HÁ MAIS DE 30 ANOS NO MERCADO




Como realizar o saque do dinheiro parado no PIS/Pasep


Trabalhadores que atuaram de carteira assinada entre os anos de 1971 e 1988 e ainda não realizaram o saque, têm direito ao saldo de cotas do PIS/Pasep.

O montante que acumula mais de R$ 22 bilhões, está sob a administração da Caixa Econômica Federal, que aguarda que seus respectivos donos ou herdeiros façam a retirada do dinheiro.

Os recursos que existiam no Fundo PIS/Pasep, foram transferidos para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), logo após a sua extinção.

Entretanto, continuam disponíveis para os trabalhadores que não fizeram a sua retirada.

Os valores também estão disponíveis para os herdeiros, no caso de falecimento do titular.

Lembrando que esses recursos não tem relação alguma com o abono salarial PIS/Pasep, que é liberado todos os anos para quem recebe até dois salários mínimos por mês.

Como realizar o saque das cotas do PIS/Pasep?

Quem se enquadra nas regras para o resgate do dinheiro, necessita antes de mais nada, consultar a disponibilidade do saldo em sua conta corrente ou poupança, individual da Caixa.

PUBLICIDADE

Quem não possui conta na Caixa, precisa apresentar um documento oficial com foto em alguma agência da instituição.

No caso dos herdeiros, serão exigidos comprovantes da condição de herdeiro, como certidão de óbito e inventário do trabalhador falecido.

Para valores de até R$ 3 mil, não existe a necessidade de procurar pelo atendimento presencial, pois o resgate está disponível no autoatendimento do banco, em lotéricas e nos correspondentes Caixa Aqui.

É importante realizar o saque o quanto antes, pois a partir do dia 1° de junho de 2025 o dinheiro que ainda estiver parado será enviado aos cofres da União e não serão permitidos novos saques.

Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com o Departamento Pessoal?

Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?

Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.
Fonte JornalContábil | 15/10/2021